SERRA DA CANTAREIRA – 01/10/17

CANTARmapa-nc3bacleo-pedra-grande1

Para quem deseja fugir dos parques lotados e ter a sensação que está fora da cidade, uma  excelente opção de passeio  é o Parque Estadual da Cantareira, no Núcleo da Pedra Grande. É surpreendente que haja uma floresta  de 7.916 hectares de Mata Atlântica a apenas a  10 km do centro de São Paulo.

Por ser mais acessível – dá para chegar de ônibus a partir de Santana, na zona norte  –  o Núcleo Pedra Grande do Parque da Cantareira é o mais visitado.  Já fui o lugar várias vezes e sempre que surge uma oportunidade, eu volto lá para levar amigos que ainda não conhecem. Este final de semana, fomos num grupo de sete pessoas fazer um piquenique na Lagoa das Carpas e percorrer os 10 km de trilha. Calma! Este percurso é de ida e volta e o acesso é asfaltado. Para quem não está acostumado, pode ficar um pouco cansado, principalmente na subida, mas se for caminhando devagar e apreciando a natureza, você nem percebe quando chegar ao ponto mais alto: a pedra grande. Da entrada ao mirante são 6.780 metros.

Prepare sua câmera porque se o dia estiver claro, a vista é maravilhosa. Dá para ver vários bairros da zona norte e até o Pico do Jaraguá. Ao lado, fica o Museu da Pedra Grande com maquetes e objetos. Infelizmente, no dia que eu fui estava fechado.

No meio do caminho há trilhas menores que saem do asfalto.  A Trilha das Figueiras de 1.200 metros , a Trilha da Bica de 1.500 metros e a Trilha do Bugio, de apenas 300 metros.  Se for a primeira vez que você vai, sugiro não ir na ida para não ficar muito cansado. Se na volta ainda estiver disposto, pode escolher uma delas.

CANTA CANTAR CANTARE CANTAREIRA CANTAREIRA1 CANTARmapa-nc3bacleo-pedra-grande1 CANTARmirante-pedra-grande1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *