Festa das Flores e do Morango – 17/09/17

flores

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia possui um caráter cultural muito amplo e diversificado. Além da rica presença da cultura japonesa e suas manifestações, a Festa possui a finalidade de reunir diversas tradições e costumes no palco, com representantes dos mais variados países, todos os sábados e domingos. As manifestações artísticas podem ser apreciadas através de danças, teatros, músicas e artes em geral.

Os grupos itinerantes resgatam o lado infantil de todos os visitantes. A tia Baixinha contadora de histórias, o Palhaço Jardineiro Maluco e o Jazz Band percorrem todos os cantos do Parque sempre com a intenção de apresentar com graça e bom senso o que há de melhor em entretenimento.

Flores

Atibaia é responsável por 25% de toda a produção nacional de flores! Com esta informação já dá para se ter uma ideia do que você pode encontrar na Festa de Flores e Morangos de Atibaia. As flores são um capítulo a parte, e encantam o público pela beleza, qualidade e variedade de espécies. O pavilhão de exposição, a cada edição, recebe uma primorosa decoração temática, delicadamente enfeitada com flores ornamentais que formam esplendorosos arranjos artísticos e réplicas de importantes monumentos.

É praticamente impossível sair do evento sem pelo menos um vaso de flor ou planta verde! No espaço de comercialização, são mais de 2 mil itens diferentes, e pode-se encontrar belos exemplares das mais delicadas flores, como orquídeas, azaleias, mini orquídeas, mini rosas, mudas de roseiras, de morangos até as mais imponentes plantas verdes, como bonsais, cactus, mudas de árvore da felicidade, frutíferas, entre tantas outras variedades de produtos. E tudo isso, direto do produtor.

Morangos

Os mais deliciosos morangos são encontrados na Festa de Flores e Morangos de Atibaia! Esta saborosa fruta, pertence à família das rosáceas, a mesma das rosas e maçãs, é rica em vitamina C, tem efeito antioxidante e contribui para a formação do colágeno, que fortifica ossos, dentes, pele e artérias.

Com clima e solo propícios para o cultivo, a cidade de Atibaia é uma das maiores produtoras da fruta no país e a maior do todo Estado de São Paulo. Mais de 4 milhões de pés são produzidos por temporada pela região. Atibaia foi a primeira cidade brasileira a receber a certificação com o selo PIMO (Produção Integrada de Morangos) que é o resultado do esforço e trabalho dos produtores de morango, juntamente com a Embrapa, para o cultivo de morangos especiais, de forma natural. Reconhecidos por toda sua qualidade e sabor, são comercializados milhares de quilos do produto em cada edição da Festa.

Os morangos são encontrados tanto na forma “in natura”, como nas mais diferentes receitas, muitas delas feitas especialmente para o evento. Destacam-se na produção local as seguintes variedades de morangos: Oso Grande, Alleluia, Camino Real, Festival, Albion e Camarosa.

Cultura japonesa

Na Festa de Flores e Morangos de Atibaia, estão presentes os mais belos e interessantes aspectos da cultura japonesa, aproximando o público desta cultura milenar, que chegou ao país juntamente com a imigração japonesa.

Um pouco da história

Foi em 1908, com ao primeiro navio a aportar no Porto de Santos, que mais de 700 japoneses deram início a saga da imigração. A bordo do navio Kasato-maru, trouxeram para o Brasil sua cultura, conhecimento e costumes.  A vinda dos imigrantes japoneses foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão de obra para o cultivo cafeeiro, principalmente no Estado de São Paulo e no norte do Paraná; já o Japão, precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico. Durante a Segunda Guerra Mundial, a imigração praticamente cessou, e retornou com força a partir do término da Guerra.

Por acordos bilaterais, a nova geração de imigrantes já não era mão de obra barata, podiam frequentar as escolas e terem seus próprios negócios. Hoje o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão.

Muitas foram as dificuldades enfrentadas pelos japoneses ao virem para o Brasil. Principal destaque se dá para a comunicação. A diferença cultural e os costumes também pesaram na adaptação dos recém chegados.

Apesar de todos os obstáculos enfrentados, o povo japonês, com seu ímpeto de trabalho e perseverança venceu as dificuldades e prosperou em todos os sentidos, sendo hoje, um dos povos mais respeitados e com uma cultura muito admirada.

 

O Japão mais perto de você!

 

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia possui seu conceito e muitos aspectos da sua estrutura baseados na cultura oriental.

A deliciosa gastronomia japonesa, com pratos típicos, como tempurá, sushi, sashimi, guiozá, moti, entre tantas outras opções, são encontrados em restaurantes orientais e diversos espaços gastronômicos da Festa.

As apresentações culturais e artísticas trazem para o público grupos de arte japonesa, como Bon Odori, Taikô, Awa Odori e Yosakoi Soran.

O Bon Odori é uma dança acompanhada por tambores e canto. É um agradecimento à colheita, e às dádivas que a terra oferece.

Ao primeiro ressoar do tambor japonês, já anuncia a apresentação de Taikô. Esta belíssima e milenar arte japonesa tem o dom de encantar os espectadores, com a cadência impetuosa dos tambores numa mescla de sons vibrantes e grande desempenho cênico e corporal, para uma perfeita relação de energia e harmonia com o público.

Os trajes típicos que circulam pela Festa, a decoração primorosa, e o respeito para com cada visitante, são marcas irrefutáveis da cultura nipônica presentes na Festa de Flores e Morangos de Atibaia!

R$ 130,00 – entrada da festa + lanchinho + transporte.

 flores flores34ffma (93) floresdestaque_02 flores-e-morangos floresfesta1 floresmaxresdefault floresmorangos floresmorangos_atibaia_JZuxBfF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *